Você não vai acreditar no que o Reconhecimento Facial é capaz de fazer!

O reconhecimento Facial é sem dúvida umas das ramificações mais interessantes da AI, a Inteligência Artificial. Com sistemas inteligentes que fazem a leitura de pontos nodais que compõem a estrutura da nossa face, como o tamanho do crânio, a distância entre os olhos, largura do nariz, por exemplo, conseguem diferenciar os seres humanos, inclusive no caso de gêmeos que a olho nu podem ser idênticos, mas que não passam despercebidos por este sistema.
A leitura feita pelo sistema resulta na codificação de uma sequência digital que gera um ID anexado a um cadastro que é inserido em um banco de dados para sua posterior identificação. A precisão desta leitura, por ser um sistema bem complexo que lê a similaridade entre imagens, geralmente chega próximo ao 100% com extrema rapidez. Há casos de softwares que chega a reconhecer até 20 pessoas em uma leitura só (única cena) a uma velocidade de 100 mil faces/segundo.

Entre os métodos de segurança utilizados a biometria facial é um dos mais difíceis de ser burlado, uma vez que compara imagens, onde o sistema consegue entender que a profundidade entre as entradas (outra foto) e a imagem ao vivo, são diferentes.

As aplicações no mundo tecnológico são bem interessantes, apesar de ainda ser uma tecnologia muito recente no Brasil. Vejamos quais são elas:

reconhecimento-facial-redes-sociais

– Marcação de pessoas nas Redes Sociais

O Facebook, por exemplo, utiliza esta tecnologia para fazer as chamadas marcações de pessoas em uma foto, por exemplo. Da mesma maneira o “Find my Face” do Google plus marca rostos em fotos publicadas, de forma automática. Simples assim!

 

reconhecimento-facial-games

– Jogos

O reconhecimento facial está dando uma nova perspectiva aos jogos. As capacidades avançadas de detecção de movimento da Kinect da Microsoft abriram ao Xbox 360 novos públicos ao eliminar completamente os controles. Por outro lado, a StartUp Viewdle lançou recentemente um jogo que usa o reconhecimento facial para decidir se o usuário é um ser humano ou um vampiro, preparando o cenário para uma batalha entre as duas espécies.
– Eventos
Deixar de ir à igreja aos domingos? Além de Deus outros podem saber! A Churchix criou um app para reconhecer membros de uma igreja e saber quais são os fieis que de fato vão aos domingos, além disso o Churchix utiliza esta tecnologia para quem precisa reconhecer pessoas em eventos seja em foto ou vídeos.

– Pagamentos

A Mastercard criou um app, o Selfie payments para que as pessoas consigam pagar suas compras via reconhecimentos facial. Por meio da escolha do produto, o comprador recebe uma mensagem para realizar o reconhecimento pelo seu app, como se fosse um itoken, uma vez reconhecida a sua face a transação se realiza sem maiores problemas. Fácil e prático!

– Revelando todos os segredos

Imagine segurar seu telefone até o rosto de alguém e ver links para suas redes sociais? Pode ser útil em reuniões e conferências, até mesmo para verificar os antecedentes de estranhos na rua. É por isso que esta aplicação da tecnologia é controversa. O vídeo abaixo da TAT mostra que isto é possível e embora tenha sido divulgado há alguns anos, nunca chegou ao mercado, talvez porque a Apple Comprou a Polar Rose, a empresa por trás da tecnologia de reconhecimento facial que a usou. Mas Claro nada impede que o Google possa integrar algo parecido com isso no Google Goggles, não é mesmo? Porém as reações contra as sugestões de tags do Facebook tem suficiente para mostrar que o público ainda não está pronto para o reconhecimento de face social.

reconhecimento-facial-medicina

– Medicina

Outro exemplo de sucesso está no campo médico. O reconhecimento facial tem sido de grande auxílio, como por exemplo para ajudar na identificação via face os sintomas para a malária e outras más formações como a Síndrome de Di Giorgi e Síndrome Velocardiofacial, que afeta 1 entre 3000 e 1 entre 6000 crianças, doenças raras presentes em africanos, asiáticos e latino-americanos.

reconhecimento-facial-segurança

– Segurança

Muitas empresas de segurança utilizam esta tecnologia de reconhecimento facial para acesso e outras atividades em empresas. Por outro lado, Pesquisadores da Michigan State University conseguiram identificar rapidamente um dos suspeitos de bombardeio de Maratona de Boston do vídeo de aplicação da lei, um experimento que demonstrou o valor de tal tecnologia.

Outra utilidade é o reconhecimento facial em aeroportos internacionais, por exemplo, como acontece na Noruega, onde todos os movimentos das pessoas são monitorados para fins de segurança a evitar filas nos diversos serviços.
De todo modo, o reconhecimento facial é uma vantagem a ser utilizada pelas empresas para facilitar a vida das pessoas, sempre respeitando a privacidade de cada uma delas, em um mundo em que a corrida ao avanço tecnológico deixou de ser uma tendência para ser a nossa realidade.

– Gestão de Empresas

Aplicativos como o Let´s Work de registro de ponto para empresas de todos os portes, oferece soluções de segurança, redução de custo e gerenciamento do seu tempo. Empresas precisam evoluir e a tecnologia está aí para auxiliar nessa questão. Quer saber como funciona na prática?  www.letswork.com.br

O reconhecimento facial veio para ficar, aposte nessa inovação, sua empresa poderá crescer e muito!