O Big Data é para sua empresa também?

BIG DATA

Muito se fala nesse tal de Big Data, mas será que a sua empresa deve ter uma aplicação desta ou somente uma empresa gigantesca de tecnologia é capaz de lidar com esta tecnologia? A seguir, algumas informações que podem ajudar a sua empresa e fazer parte deste novo paradigma tecnológico que tanto está mudando a nossa realidade.
Segundo pesquisa da consultoria norte-americana McKinsey, 15% do aumento na margem de lucro das empresas que trabalham com Big Data está relacionado à contratação de experts em análise de grandes dados e mesmo com este parecer muitas empresas ainda tem receio de contratar ferramentas focadas em data mining, o que pode ser uma grande perda em seus resultados para a concorrência.

Os dados representam um dos maiores patrimônios, senão o maior, da sua empresa. Não interessa se a empresa é pequena, média ou grande, toda empresa gera dados, e uma estratégia adequada pode ajudar a empresa a gerenciar esses dados da maneira correta por meio da organização da informação (Business Intelligence). Além de ser útil no sentido de obter um melhor entendimento sobre as necessidades dos clientes, suas demandas de uso e os possíveis produtos que eles podem consumir no futuro. Desta maneira, os processos podem ser otimizados com a redução de custos e resultados mais vantajosos.

Concomitantemente a isso, o Big data é um grande aliado ao branding de uma empresa, com a nova tendência do Marketing de Defensores ou evangelizadores, essa técnica de engajamento consiste na colaboração dos seus clientes comuns em verdadeiros “missionários” de sua marca, compartilhando em massa seu conteúdo nas mídias sociais, recomendando-o a amigos e fornecendo feedback sobre seus produtos ou serviços.

Com ajuda do Big data, o monitoramento, análise e processamento da infinidade de dados disponíveis nas redes sociais torna-se possível segmentar seu público, e da mesma maneira, com o cruzamento das centenas de milhares de menções aos seus concorrentes, permite ver pontos fracos por detrás dos conteúdos dos posts, gerando assim uma imensidão de oportunidades para sua empresa.

“As organizações com Big Data têm 70% mais probabilidade de ter projetos de BI orientados principalmente pelos funcionários da empresa, do que pelo grupo de TI.” Aberdeen Group

Com esta nova realidade os colaboradores conseguem por meio da sua visão e interpretação se concentrar nos dados internos, que inclui a otimização dos serviços de entrega, acompanhamento do desempenho, reconhecimento de novas oportunidades, melhorias no custo-benefício e até mesmo o recrutamento de candidatos, tudo pode ser feito com a ajuda do Big Data.

Como se tudo isso fosse pouco, é um grande aliado ao marketing e ao departamento comercial, uma vez que as interpretações de todos esses dados podem dar um norte na segmentação e nutrição das estratégias de funil de vendas, divulgação e prospecção.

Dado o exposto, o Big Data de fato pode ser um aliado a sua empresa e mais que isso, uma necessidade. Quer saber como seu projeto ou empresa pode melhorar? Entre em contato conosco, podemos te orientar e ajudar ao caminho da nova era tecnológica. Fique por dentro seja todoz com a gente.