Como trabalhar com segmentação de leads além do e-mail marketing

SEGMENTAÇÃO DE LEADS

Se a sua empresa trabalha com segmentação de leads é muito importante entender que não basta ter uma lista de contatos, e que é preciso trabalhar e nutrí-lo para render bons frutos. Para tal, o lead precisa ser guiado para realizar uma ação, pois dificilmente ele fará isso sozinho. Vejamos algumas dicas para que esta segmentação seja feita além do envio manual.

Automação de marketing na segmentação de leads

Existem algumas ferramentas nacionais e da “gringa” que desempenham e muito bem este papel. Realizando uma ultra segmentação em cada etapa que o seu lead estiver e de acordo com as ações propostas. Desta maneira podemos identificar quando o seu lead está na hora de comprar e assim fazer uma segmentação de leads efetiva.

Conteúdos de Marketing (nutrição)

Outra forma de incentivar seu lead é dando a ele um bom conteúdo com o respectivo gatilho da ação, recebendo os conteúdos ideais para o momento que estão passando. Mas para que isso se torne realmente efetivo é necessário antes identificar em que fase se encontram e qual o conteúdo certo.

Análise das métricas e resultados

Analisando o histórico das ações que o seu lead realizou em um determinado tempo, você pode entender melhor em que  pé se encontra cada contato e qual ação deve ser feita a seguir.

Anúncio no formato canvas do Facebook

O Facebook lançou um formato diferenciado de anúncio para dispositivos móveis que tem como objetivo funcionar como inbound, com ele é possível criar também uma segmentação para leads de acordo com a proposta de cada etapa do funil, como estamos abordando. Portanto se quiser impulsionar e criar uma segmentação no formato inbound para seus leads, experimente o canvas do Facebook.

Respeitar cada ação dentro do Funil de Vendas

Uma e talvez a mais importante para manter, reter e converter seus leads é sem dúvida, respeitar cada ação proposta em cada etapa, por exemplo se o lead é apenas um contato, devemos focar na realização de conteúdos de informação, verificando os downloads de materiais aprofundados, entender que pelo menos 2 cliques já são satisfatórios para a próxima etapa, bem como saber sua origem, ou seja, como ele chegou até você. Este é um dos exemplos das 4 etapas.

Portanto, além do envio do e-mail marketing, sempre é interessante entender que existem outros caminhos para a segmentação de leads, bem como a sequência e trabalhos necessários para geração de uma lista ativa e significativa.

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