Marketing de Guerrilha: aprenda a montar ações e trazer resultados

O Marketing de Guerrilha é uma estratégia antiga, mas que continua atual para todos os tipos de empresas e profissionais. Quer saber como usar essa técnica na internet sem gastar muito dinheiro? Continue lendo!

 

Para trazer resultados à sua empresa é preciso chamar a atenção. Afinal de contas, quem não é visto não é lembrado. 

 

Entretanto, essa pode não ser uma tarefa muito fácil, principalmente em tempos de internet, onde muitas pessoas estão fazendo planos de marketing mais completos.

 

A solução para se sobressair pode estar em uma estratégia antiga, mas muita eficaz mesmo nos dias de hoje. 

 

Com o Marketing de Guerrilha você coloca a sua criatividade em ação para criar campanhas inusitadas que chamam muita atenção. 

 

O que é Marketing de Guerrilha

O Marketing de Guerrilha foi criado nos anos 70 pelo publicitário Jay Conrad Levinson. Inicialmente, essa estratégia tinha como objetivo dar à empresas pequenas e com poucos recursos a chance de enfrentar as grandes corporações. 

 

Por meio de táticas pouco convencionais as empresa promovem seus produtos ou serviços de forma a criar uma experiência memorável ao público. 

 

Para fazer uma campanha de Marketing de Guerrilha não é preciso muito dinheiro, apenas criatividade e energia. Por esse motivo, esse tipo de publicidade é feita em lugares com muita circulação de pessoas, como shoppings, praias, parques e a internet.

 

Sim, a internet vem se mostrando um lugar perfeito para se colocar em prática essa estratégia criada há 50 anos. Afinal, o Marketing Digital e o Marketing de Guerrilha têm como essência fazer a divulgação de marcas e profissionais para um grande número de pessoas de forma acessível.

 

As possibilidades são infinitas. Não importa o seus segmento, há espaço para você e seu negócio aqui. 

 

É perfeitamente possível que uma empresa odontológica, por exemplo, chame muita atenção para o seu kit de clareamento dental com moldeira ou lente de contato dental

 

Viralizar para conquistar 

Uma das coisas mais interessantes a respeito do Marketing de Guerrilha é o seu poder de viralização. Isso porque, suas ações são tão marcantes que fazem as pessoas as repercutirem sem parar. 

 

Sendo assim, não há jeito melhor de viralizar sua empresa ou produto na internet do que através dessa estratégia. 

 

Por meio de uma campanha mais agressiva e direta você irá impactar uma grande quantidade de consumidores e, ainda, pode provocar de forma leve e humorada os concorrentes.

 

Além disso, se o seu objetivo é fazer mais com menos, então essa é o caminho ideal!

 

No entanto, é importante dizer que não há garantias de que a sua campanha será um sucesso. 

 

Continue lendo para saber o porquê.

Dicas para fazer uma Marketing de Guerrilha eficiente

Antes de qualquer coisa é importante que você saiba que o Marketing de Guerrilha pode causar um impacto bom, mas também ruim. 

 

Quando se trata da internet esse impacto nunca é totalmente esquecido, por isso, tome algumas precauções antes de colocar sua ação online. 

Conheça bem o seu público

Conhecer profundamente a sua audiência é fundamental para que suas ações de guerrilha deem certo.

 

Ao saber exatamente as expectativas, formas de pensar e hábitos de seu público, você garante que sua campanha não passe despercebida por não se encaixar nos interesses dele. 

 

Não fuja dos seus princípios 

Apesar de ter como objetivo causar impacto o Marketing de Guerrilha não exige o uso de uma única linguagem. 

 

Você não precisa se forçar a parecer algo que não é. Até porque seu público logo vai perceber e não comprará a ideia da campanha.

 

Por isso, não use uma linguagem mais descontraída ou audaciosa se elas não fizerem  parte do seu perfil.

 

Lembre-se que a ideia aqui é ser autêntico. 

Seja autêntico 

Por falar em autenticidade,ela é um dos princípios do Marketing de Guerrilha. A cópia é assunto proibido nessa área do marketing. 

 

Não importa se uma ideia já usada deu certo e se encaixa na sua empresa, para que essa estratégia funcione e cause impacto ela tem que partir da sua criatividade. 

 

Isso não quer dizer que você não possa ter inspirações em casos de sucesso. Muitas vezes é daí que vem ideias boas e originais.

 

Capriche na execução 

Não adianta nada ter uma ótima ideia se no momento de mostrá-la para o público a execução é negligenciada. 

 

É nessa fase que muitas ações de guerrilha naufragam. Por isso, durante o seu processo de criação, é preciso também pensar nos detalhes para tornar a sua ideia possível. 

 

Não exite em fazer uma lista de tudo o que você vai precisar para colocar o seu plano em prática.

 

Cuidado com as emoções provocadas

Se o objetivo da ação de guerrilha é impactar, então é interessante provocar alguma emoção no público, seja ela qual for. 

 

No entanto, é preciso tomar cuidado com as emoções que serão provocadas por meio das suas táticas. 

 

Por isso, antes de tornar público a campanha análise quais as emoções que podem sair delas. Geralmente, não é legal causar choque, raiva ou angústia nas pessoas. Dê preferência em fazer ações mais leves e descontraídas. 

 

Ideias de ações de guerrilha digitais 

Faça uma competição

Essa é uma ótima forma de engajar o seu público e chamar atenção, já que todos gostam de ganhar algo e se divertir. Então, porque não juntar as duas coisas?

 

Organize uma competição que envolva seu público, seja ela um jogo online, o cumprimento de desafios ou concursos variados. E, óbvio, ofereça prêmios ou vantagens aos ganhadores.

Inove no seu site 

Uma outra forma de ser lembrado é por meio de um site criativo. Por isso, fuja do padrão e crie um site com recursos diferentes, inovando no seu design.

 

Essa medida simples pode ser o que você precisa para viralizar na internet. 

 

Aposte em vídeos e imagens criativas

Umas das coisas mais legais da internet é que agora você não precisa gastar tempo e recursos falando com quem não quer ouvir o que você tem a dizer. Sendo assim, é possível falar diretamente com quem está predisposto a fechar negócio. 

 

Além disso, a forma mais fácil de viralizar no mundo digital é por meio de imagens e vídeos, não é mesmo? Por isso, fuja do comum ao criar essas peças de publicidade. 

 

Ainda usando o exemplo da empresa de odontologia: 

 

Imagine que você quer falar com as pessoas que pretendem colocar lente nos dentes ou pesquisam por aparelho invisível preço

 

Seria possível criar um vídeo engraçado sobre os perrengues que as pessoas que usam o aparelho metálico passam por causa do apetrecho. 

 

Ou um vídeo sobre as loucuras que as pessoas fazem para ter o sorriso perfeito, como passar morango e sal nos dentes.

Invista no Marketing de Guerrilha!

Hoje em dia somos bombardeados constantemente com informações e campanhas de publicidade na internet. Por isso, é natural que tenhamos nos tornado mais seletivos com o que consumimos no mundo digital. 

 

Por isso, o Marketing de Guerrilha é uma saída barata e eficiente de chamar a atenção e evitar com que você seja esquecido na rede.

 

Texto produzido por Estela Lima, redatora da empresa Vue Odonto.