Como usar os micromomentos do mobile ao seu favor!

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Micromomentos: O fascínio pelo mobile é inegável!

Absurdo são os números registrados por várias instituições de pesquisas como a Comscore, Google Mobile Planet, Econsultancy,  e-bit/Webshoppers e tantos outros, que vão desde o número de vezes que você visualiza o seu aparelho que pode ultrapassar a 1500 por semana; usar o dispositivo em média acima de 3 horas/dia; chegar a 50% do tempo gasto com internet/dia e até a casa de dois dígitos de usuários de smartphones no mundo (1,75 bi de usuários).

O céu não tem limites, o mobile também não!

Mas o que fascina de fato essa usabilidade? Até onde as pessoas são capazes de chegar e o que elas querem com essa conectividade? Desde as atividades mais realizadas que podem variar de acesso ao e-mail, pesquisas, mensagens, segunda tela, jogos, geolocalização, vídeos, fotos, leitura, música, redes sociais até, vejam só, fazer ligações; este fiel companheiro, é de longe, o de todas as horas.

Não importa a faixa etária, que pode variar de 2 a 80 anos; horários, muita gente costuma deitar e acordar com ele já em mãos; ou local (trabalho, academia, consultório médico, sala de cirurgia, saltando de para-quedas, etc.). Ele está sempre na atividade.

Contudo para ter o sucesso e a atenção absoluta destes usuários, não basta estar em pesquisas do Google, no desktop, a sua empresa tem que entender e marcar presença nas necessidades e momentos dos usuários na hora da pesquisa no mobile, mais especificamente nos micromomentos.

O que são os micromomentos?

O que na verdade acontece com as pessoas é uma espécie de , os chamados micromomentos ou folgas. Não é muito raro ver pessoas com seus celulares em locais que nada tem a ver com o contexto de uma busca. Você pode estar parado no trânsito e fazer essa uma busca por chuveiros, uma receita de bolo ou um filme em cartaz, o que traduzindo quero dizer, é adivinhar o que o consumidor está buscando. Baseado nesses micromomentos é que existe um determinado comportamento que impulsiona o usuário a fazer algum tipo de atividade em seu smartphone dentre elas estão:

O que na verdade acontece com as pessoas é uma espécie de associação entre a necessidade e o momento em que se encontram, os chamados micromomentos ou folgas. Não é muito raro ver pessoas com seus celulares em locais que nada tem a ver com o contexto de uma busca. Você pode estar parado no trânsito e fazer essa uma busca por chuveiros, uma receita de bolo ou um filme em cartaz, o que traduzindo quero dizer, é adivinhar o que o consumidor está buscando. Baseado nesses micromomentos é que existe um determinado comportamento que impulsiona o usuário a fazer algum tipo de atividade em seu smartphone dentre elas estão:

Eu preciso saber

O eu preciso saber, é aquela situação em que a pessoa pesquisa uma ação, produto ou serviço, ou ainda um resultado. A pessoa precisa saber, conhecer um fato para ir a um segundo passo de tomada de decisão. O que no conhecido funil de vendas temos como o contato inicial, e neste contexto a sua solução tem que estar de fato bem informada e fornecer esse conhecimento ao seu público, de maneira direta e objetiva para facilitar um segundo passo. Para isso a sua empresa tem que estar preparada com uma ferramenta que atenda os anseios de quem está querendo saber, conhecer algum fato.
Então se pergunte: Como posso ser útil? Como posso ajudar e quais os recursos para facilitar esta resposta.

Eu preciso fazer

Muitos usuários tendem a buscar ajuda ou tutoriais em seus smartphones (91% das pesquisas); conforme o Youtube, eles passam 100 mil horas no mês, no “como fazer” e 70% das buscas no “Como”, sendo os tópicos mais buscados: utilidades para a casa, cozinha e beleza.

Com estes dados fica mais do que claro que a intenção aqui é educar, nutrir seu lead, com informações baseadas no suporte que a sua empresa deve prestar, respostas com pro-atividade, conteúdo com instruções claras, cursos direcionados e consultoria direcionada. Identificar pontos como estes podem ser o diferencial que o seu produto ou a sua companhia precisam para alavancar seus resultados.

Eu quero/preciso ir

A geolocalização é outro comportamento com o qual as pessoas se identificam, sejam para sinalizar, buscar nas proximidades, encontrar um local determinado, comparar preços e produtos, contabilizar tempo ou simplesmente marcar um acontecimento. Neste contexto ou micromomento a questão é onde devo, quero ou preciso estar? Desde 2011 as consultas como “Perto de mim” ou “próximas a mim” cresceram em 34x, segundo o Google, sendo 80% advindas de celulares nos finais de semana, feriados ou em horários fora de pico. Sábado de manhã, à noite e domingo de manhã, são os micromomentos de maior número deste tipo de buscas.

Outro dado interessante é que nas pesquisas são feitas utilizando palavras chave genéricas, demonstrando que as pessoas se importam mais com a sua conveniência e comodidade, deixando de lado a lealdade por uma determinada marca ou empresa.  Ainda no contexto, 50% das buscas locais geram 1 visita física, e dentre estas, 18% geram uma compra presencial.

Portanto, o segredo neste quesito é, deixe seus dados geográficos sempre para as buscas, comparadores de preços, insira uma solução para seu aplicativo deste gênero, de maneira que seja rápido, simples na usabilidade, objetivo no resultado para ganhar maiores oportunidades. Use e abuse de mapas, imagens e afins. Veja também como as pessoas chegaram até você e faça ações, casando a venda entre o online e o presencial, nos horários citados na pesquisa.

Eu quero comprar
A compra depende muito da oportunidade do micromomento, seja porque uma pessoa necessita de imediato (substituição de um bem que quebrou), por impulso e, na maioria das vezes, por recomendação e avaliação das pessoas. Lembre-se, um simples comentário pode atiçar a curiosidade de um determinado consumidor, convertendo em uma venda. Por isso, trabalhe seu aplicativo de maneira que avaliações e comentários fiquem às vistas do visitante. Utilize recursos de Design UX para tornar seu aplicativo atraente e com alta usabilidade. Outra dica é entender o contexto móvel, traçar um caminho descomplicado que leve a solucionar um problema ao seu cliente e não crie outros.  Atividades como interação com redes sociais, abertura para comentários, cases ou visualizações rápidas podem ser o diferencial e, é claro, no caso de dar algum tipo de promoção, deixe isso bem às vistas do seu consumidor.

Então…

Em resumo, o ser humano, está em constante mudanças com a tecnologia que o cerca e seu comportamento está levando a empresas a rever seus conceitos e ações. Faça parte desses micromomentos e entre no contexto fascinante do mobile. Este é o primeiro passo para o futuro.

Se você realmente quer mudar e não sabe por onde começar, entre em contato com a WV_Todoz, com certeza você vai mudar o seu conceito e a sua empresa vai mudar com nova geração de consumidores. Seja mobile, seja WV_Todoz também!