Qual é o melhor aplicativo para a sua empresa?

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Com o crescimento vertiginoso do mundo dos mobiles, muitas empresas procuram profissionais e empresas para “estarem presentes”, seja por meio de alguma campanha, um novo “negócio” ou simplesmente atualizar o site (nova versão ou site responsivo), o empresário procura seguir estar tendência e adaptá-la à rotina da sua empresa, mas nem tudo são rosas. Não basta estar no meio é preciso ser. Seguem algumas observações e dicas para entender um pouco sobre este mundo e escolher qual é a melhor solução para quem busca ser mobile.

Antes de tudo seja mobile,

O primórdio da mobilidade começa no deslocamento do ser humano, ou seja, somos mobile por natureza, isso é intrínseco e adaptamos a nossa mobilidade à atual tecnologia. Com isso, assim, como a descoberta do fogo, da revolução industrial às revoluções tecnológicas fizemos amoldamentos e alteramos à nossa cultura de vida. Com o mobile não é diferente, vemos isso no comportamento cotidiano das pessoas, desde crianças até idosos, o mobile está em nós, é parte do nosso dia a dia. Mas será que a sua empresa tem esta cultura? Bom, primeiramente, temos que entender que o mobile existe desde o SMS, uma das empresas pioneiras em mobile é a Netshoes, e como empresa nacional, é sim uma referência notável. Hoje, para ter uma noção, eles têm um setor exclusivo com profissionais da área que criam e trabalham somente com mobile, em outras palavras, eles são mobiles. Portanto, antes de tudo, toda empresa deve entender que é um mundo novo, com prós e contras de natureza diferenciada, assim como foi do físico para o online, e que a adequação é gradual e constante.

 Quero levar uma experiência positiva ao meu cliente

Uma das vantagens em ser mobile, além da tecnologia, é o fato de ser rápido, prático e resoluto. Com as estratégias de mobile, seja para um novo negócio ou para algum tipo de campanha de promoção e marketing, a empresa leva até os clientes produtos e experiências que rapidamente podem ser tornar em conversão. As pessoas gostam de tudo o que é novo e moderno, e se a sua empresa estiver dentro desta visão, ser mobile com certeza vai trazer novas experiências de usabilidade ao seu cliente, como por exemplo o QR Code onde pessoas que não tem tempo podem se beneficiar deste modelo e fazer comprar de supermercados. Um site simples, rápido (lembre-se, se o seu site não carregar e não tiver a versão mobile ou for responsivo, você corre o risco de dar vantagens ao seu concorrente, porque se o interessado não conseguir abrir rapidamente, ele vai para o concorrente, fato!).

Mas afinal, qual é o melhor aplicativo para sua empresa?

Respondendo a esta questão, basicamente existem dois tipos de aplicativos, o aplicativo de estratégia, ou seja, aquele que vai ajudar em alguma campanha de marketing e aquele que vai virar um negócio. Para explicar melhor cada um deles, temos como case, primeiro para campanhas específicas de marketing ou divulgação, exemplo: Lojas Renner, Shoebiz, campanha Meu Vivo, Seda reconstrução, Pizza Hut, etc.

Já para o caso de aplicativos de negócios temos o Whatsapp, Candy Crush, Wechat, Facíleme Social Commerce, Busãosp, Day conter, entre outros.

As principais características de ambos são:

Aplicativo de negócios:

Fruto de um plano e planejamento de negócios, possui um objetivo mais concreto e terá vida própria, terá a maior parte dos recursos da empresa, depende economicamente dele mesmo, possui uma verba determinada para a sua criação independente de resultados temporários, principalmente, não faz parte de uma ação pontual e terá sua existência condicionada a uma equipe própria e manutenção frequente.

Aplicativo de estratégia

Este tipo de aplicativo vem de uma estratégia de marketing ou vendas especificamente, tem vida curta, é uma extensão de outras ações, abarca apenas uma parcela, um fim tático da empresa para um determinado momento, atende apenas um nicho de ofertas, sua principal característica é facilitar ao usuário a entender ou alcançar uma determinada promoção ou ação da empresa.

Finalmente…

Todo empresário deve entender que o mobile não é uma opção, ele já é uma realidade e não só uma tendência. É um tipo de negócio que empresas não podem se dar ao luxo de deixar de ter, não é excludente, é um complemento necessário, que muitas vezes permite-se errar, por ser uma estratégia nova, mas isso faz parte da maturidade de qualquer empresa.

Portanto, acredite no mobile, pois é uma cultura já é imposta no mundo, é permanente e se for muito bem definida no meio, pode gerar novas extensões de negócios, e porque não, novos modelos de negócios para uma instituição.

Para quem se lembrar do Tamagotchi ou bichinho virtual, o mobile é assim, precisa ser alimentado e precisa das suas ações para sempre! Mobile não é apenas uma extensão é um nicho novo que deve ser pensado, cultuado, e está ai aguardando a sua empresa atuar. O mobile veio para ficar, para gerar novas oportunidades!. Você não pode ignorá-lo, abrace esta ideia e seja mobile também!