Definições e Cases de Comércio Social no Facebook

O que é o comércio social ?  Wikipedia define assim: “o comércio social é um subconjunto de comércio eletrônico que envolve o uso de mídias sociais, mídia online que suporta a interação social e contribuições dos usuários, para auxiliar na compra e venda online de produtos e serviços.”

Entretanto, tenho visto muitas notícias sobre lançamentos de f-commerce para as grandes empresas e sobre as inúmeras vantagens de uma aplicação para o Facebook. Concordo em quase tudo no que se refere as vantagens, porém esse “privilégio” não é apenas das “grandes” empresas. Recentemente desenvolvemos um f-commerce que vende ingressos sem sair de dentro do Facebook, incrível, a loja ainda permite ao comprador compartilhar sua compra no mural, divulgando sua empresa aos amigos.

Outra coisa muito importante são as definições para o comércio social, em particular no Facebook. A Janice Diner recentemente publicou uma ilustração bem bacana das possibilidades de comércio no Facebbok, veja:

F-commerce: Este endereço de e-commerce acontece dentro do Facebook, referindo-se especificamente à aquisição de bens e serviços reais real dentro do Facebook com um cartão de crédito.

Facebook Créditos: A moeda utilizada para jogos e aplicativos em bens virtuais está sendo usada agora pela Warner Bros para transmitir filmes no Facebook, onde os consumidores pagam 30 créditos Facebook ($ 3) para assistir.

Facebook Oportunidades: Sabe o Peixe Urbano? Então, a mesma coisa. Foi lançado 26 de abril em cinco cidades com o foco em experiências compartilhadas ao invés de apenas os descontos. Atualmente, os consumidores pagam as ofertas com um cartão de crédito, PayPal, ou com Facebook Credits, moeda própria do Facebook que, pela primeira vez, está sendo usada para comprar bens no mundo real.

Plugins Sociais: São os sites que utilizam as funcionalidades do Facebook, como o curti, compartilhar, recomendar ou com uma maior integração com o Facebook Connect.

 

Veja o Case da Levi´s

Aliás, o Facebook Connect é uma boa forma de explorar toda as vantagens do Comércio Social, veja o exemplo da TripAdvisor.com que após a permissão do Facebook Connect mostra as recomendações de seus amigos de viagem, compartilhando o seu planejamento de viagens e compras.

Outro bom exemplo é o da Levi’s Store lançada em abril de 2010, que permite aos clientes procurar o que os amigos curtiram dos produtos,  facilitando um bocado a escolha do presente. A aplicação da Loja da Levi´s também reuni na lateral os próximos aniversários dos amigos, ajudando você a lembrar o aniversário do seu amigo e ali mesmo já comprar seu presente, parece fascinante não acha?

Estamos apenas começando, o Comércio Social vai nos surpreender muito ainda, acompanhe nossas próximas postagens com mais cases sobre Comércio Social.