Versão mobile, responsivo ou um aplicativo, qual é a opção ideal?

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Versão mobile, você deve ter uma!

Com certeza você já ouviu falar e muito destas versões mobile para seu site. Ser mobile é uma obrigação que pode vir em três soluções para quem quer aparecer em celulares, tablets e afins. Afinal, você deve estar ao alcance de todos em todos os momentos. Por isso, você deve aparecer e estar mobile certo? Errado. Muitas empresas ficam felizes por estarem em celulares e se gabam disso, mas será que estão sendo eficientes e solícitos para seu público? Para atender esta dúvida, separei alguns pontos que devem ser levados em consideração na hora da escolha e entrega da sua marca no mundo mobile.

Seja rápido:

Embora hoje o Brasil esteja na casa dos 280 milhões de aparelhos celulares ativos, a nossa banda larga é cara e uma das piores do mundo, inclusive é mais lenta que a internet da Etiópia. Isso faz com que a relação tempo e espaço não estejam sincronizados na nossa realidade; a grosso modo, quero dizer que se você está sem tempo nada melhor do que ver informações no celular de maneira rápida, e isto requer velocidade de resposta. Portanto, este é um dos pontos mais importantes na hora do cliente decidir por uma compra ou requerer uma informação. Meça esta possibilidade na hora de escolher o formato para a sua versão mobile. Quem perde neste quesito sempre é o responsivo, uma vez que carrega todo um site e o templates nem sempre acompanha. Todo cuidado é pouco.

Necessário:

Se pensar como um usuário você deverá entender que o retorno de uma solicitação é a garantia do seu sucesso, isto porque a informação da sua aplicação deverá cumprir um objetivo ou atender um desejo ou necessidade. Desta forma, se o seu objetivo é trazer uma informação mais complexa, não exclua a possibilidade de criar um app, mas se forem informações mais simples uma versão mobile ou o site responsivo vai bem obrigado. Não deixe seu cliente esperando de mãos vazias. Pense na melhor opção e entregue o prometido. Afinal, a sua palavra também deve ser mobile.

Design:

Bem eu sou a favor do belo, mas quando se trata de mobile esta virtude deixa a desejar. Embora a tendências voem e a realidade corra, nossa tecnologia anda a passos bem lentos. Nem tudo o que é responsivo fica belo no celular, por exemplo, portanto antes da criação de um site, devemos levar em consideração o design para depois não sair correndo atrás de outra versão a um custo maior e de difícil retorno, tanto em dinheiro quanto em tempo perdido. Neste caso sou a favor da versão mobile.

Impulsos:

Compramos em média com 80% do nosso inconsciente, portanto o impulso deverá ser levado em consideração na hora da criação do seu site. Tudo o que for belo, em promoção e único deverá fazer parte da sua promessa, portanto a persuasão poderá ser uma arma poderosa para seu negócio ao alcance dos seus clientes, mas cuidado, reunir todas estas juntas é uma receita muito difícil de ajustar ao mobile. Pense bem na sua estratégia para ganhar este aliado e conquistar o seu público.

Conteúdo:

Uma das ferramentas que o marketing ama, tanto que é chamado de REI, é o conteúdo. Com certeza ele traz a veracidade que as pessoas necessitam para fazer alguma ação. Por exemplo, se você procura algo no mapa, recorre ao Google Maps, se procura uma rota melhor, o Wise; quer comprar um tênis, Netshoes e por aí vai. Isso é credibilidade, o que se conquista com conteúdo relevante, por isso se a sua aposta trata de conteúdo, faça como o Google Primer aposte no aplicativo, dê dicas e conteúdo, seja simplesmente fantástico!

Mas não menospreze a versão mobile utilizada pela maioria dos portais de notícias. Eles sabem o que fazem e fazem muito bem. Por isso, entenda melhor o que precisa e faça as estratégias certas para atingir o seu público.

No final das contas cada versão tem suas vantagens, o responsivo: é aquele carinha que cabe em qualquer bolso, é bonito, tem uma usabilidade interessante, beneficia o SEO, mas em compensação poderá ser um pouco lento e trazer algumas complicações na hora de encaixar a informação, não esqueça que ele se ajusta e nem sempre poderá vir a calhar.  Fala muito, mas diz pouco. Contudo para quem quer ter um site institucional, e tem pouca verba para investir, vai muito bem.

O aplicativo é mais pessoal, rápido, conteúdo acondicionado às necessidades, traz respostas rápidas e atende uma necessidade, deverá surpreender e acontecer em uma época de promoção; ou ao contrário, ser a própria empresa, como o caso dos aplicativos de games King; ou como o Wise; Whatsapp e tantos outros que nasceram nesta versão e hoje se consolidam como empresa. É mais caro e para toda a vida!

O mobile, ao meu ver é o que melhor se ajusta para qualquer negócio, porque já chega com a ideia do mobile, não se ajusta, mas fica bem, é rápido e leve, mais funcional que bonito, diria que não é um exemplo típico de Bauhaus, mas atende a qualquer customização, fato que não é possível no responsivo, por exemplo. Possibilidade de utilizar serviços de geolocalização e ligação com um toque também são diferenciais. O contra é que pode ser bem mais caro, mas dependendo do seu orçamento, compensa.

Seja qual for a escolha da sua empresa: mobile, responsivo ou aplicativo, lembre-se o que interessa é entender o que seu público precisa e como você pode entregar da melhor maneira pelo mobile. Se precisar de ajuda, a WV_Todoz pode te ajudar nesta escolha e entregar a melhor opção para seu público e seus resultados. Afinal, não basta estar, é preciso SER MOBILE. Seja mobile, seja WV_Todoz.