A exteligência e o nexialismo aliados ao sucesso digital
Exteligência e Nexialismo, o quê?
Que o mundo todo quer ser inteligente, isso não é segredo para ninguém. As empresas buscam profissionais de renome no mercado para fazer parte do quadro laboral e assim conseguir resultados e posições vantajosas no mercado.
Contudo, o mundo digital, além de ter trazido mudanças no comportamento humano para uma melhor adaptação, trouxe um conjunto de conceitos e ações que diferem do mundo off line, estou falando aqui da exteligência e do nexialismo.
Ian Stewart (matemático francês) e Jack Cohen (biólogo inglês) foram os criadores do conceito de exteligência, que trata do conhecimento de todo o capital cultural (adquirido e representado) em contrapartida dos conhecimentos e aplicações individuais da inteligência. Em outras palavras, a exteligência nada mais é do que um conjunto de ações e conceitos advindos da interação das pessoas; um conceito mais cultural e colaborativo.
O Objetivo da exteligência é extrair dos grupos de referência ou da cultura de um determinado grupo de pessoas, soluções para o dia a dia das mesmas.
Já o nexialismo trata de encontrar nesses resultados obtidos pela exteligência, conexões ou nexos convenientes entre eles para gerar inovação, resultado e soluções criativas.
É com estes novos conceitos que grandes empresas, como o Google, o Facebook, Linkedin e outras, principalmente do ramo digital, inovam e surpreendem o nosso cotidiano.
Visionários como Steve Jobs, Walter Longo, Bill Gates, Page e Sergei, assim tantos outros, utilizaram e utilizam estes conceitos para encontrar uma força motivadora e um novo sentido à nossa evolução. Até aí tudo é lindo e maravilhoso. Mas, como você e sua empresa podem utilizar estes conceitos e gerar um novo valor para esse universo de muitos para poucos? Simples, veja aqui algumas dicas que separamos para ajudar a sua empresa a ser exteligente e visionária;
Gerencie seu tempo e busque um lugar na sua agenda:
Reserve um tempo na sua agenda logo após uma entrevista com o seu cliente para levantar todos os processos culturais envolvidos durante a entrevista. Encontre conexões entre o que você oferece e o que ele precisa, mas não se atente exclusivamente para a parte técnica.
O doutor Lair Ribeiro em suas palestras destaca o poder da pergunta na resposta, por exemplo, se você é um vendedor de carros e um cliente faz alguma pergunta, simplesmente responda com uma pergunta, do tipo “ Você já imaginou como seria você viajando com a sua família neste carro? ”, ou “Já imaginou como fica este carro na sua garagem? ”, ou “Imagine quando você mostrar este carro econômico e bonito aos seus colegas. Já pensou?”
Assim, você cria expectativa, desejo, necessidade, segurança e atiça o gosto pelo produto. Isso é exteligência.
Focar sempre!
Uma das forças motrizes das nossas ações é o foco. Focar e insistir em nossos projetos é o segredo para o sucesso. Por isso, quando tiver problemas, sejam no meio digital ou não, o foco na solução pode de fato dar um resultado positivo. A exteligência, neste caso, se aplica no sentido de que a cultura ou os processos culturais devem ser vistos um a um, mantendo o foco individualmente, sem dispersão.
Já que a extelingência é o modelo de como o mundo funciona, assim como o conhecimento de como as pessoas devem interagir com o mundo, o vendedor deve tomar ciência e focar nesses assuntos culturais e achar nele “algo” para chamar a atenção do cliente e de fato obter o resultado da conversão.
A mudança está no Modelo de negócios:
Nos dias de hoje, o modelo de negócios é um fator decisivo para a sobrevivência de qualquer projeto. Como exemplo disso, temos a ConectCar em parceria com o Grupo Ipiranga, que inovou a forma de pagamento do combustível com o aplicativo “Abastece Aí”, na cidade de São Paulo; levando assim facilidades para os clientes de ambas as empresas. Isto representa de maneira prática o uso da exteligência no modelo de negócios.
Acredite! Parcerias podem ser um caminho de solução e inovação.
Ações que mudam o mundo
Outro conceito que está muito claro no mundo dos negócios, principalmente no virtual é o fim da propriedade para o começo da Era da Colaboração. Tanto a sustentabilidade quanto economia criativa levantaram esta questão da exteligência, levando ao mercado de consumo a ter uma posição mais consciente quanto ao meio ambiente e as ações interpessoais. Por isso leve este conceito você também aos seus negócios, pergunte-se, se tal solução é sustentável ou criativa para seu cliente. Com certeza você vai gostar da resposta.
A real necessidade do ótimo
Em um mundo imperfeito a busca pelo modelo ideal é uma corrida cansativa e sem fim. Walter Longo, um dos maiores comunicadores do País enfatiza a real necessidade do ótimo em um mundo onde o bom já é o suficiente para todos. Entender onde queremos chegar, a que preço e o seu retorno é um passo para a exteligência. O mundo precisa de upgrades e não de perfeição!
O poder do digital
A exteligência está associada a saber garimpar informações e transformá-las em vantagem competitiva, sendo obrigação dos departamentos de TI, marketing e comercial entender a melhor maneira de tirar proveito disto, como Steve Jobs dizia “as pessoas não sabem o que querem, até mostrarmos a elas”. Neste conceito o digital traz uma solução clara para aplacar as necessidades do cotidiano das pessoas: os aplicativos. São eles as reais amostras da exteligência associada a inteligência, um processo criativo que veio da maneira interativa e que busca no digital a resposta de todos os problemas, cabe a cada empresa entender esse processo, analisar essas informações culturais e processá-las de maneira inteligente para que o resultado fique sempre nas mãos do cliente, ou seja, como aplicativo do celular.
Desta maneira, pense sempre em nexos e novas soluções que vão além do convencional, muitas vezes ser mais rebelde, mais criativo e utilizar o poder do “por que não? ”, pode trazer respostas a seus problemas, oportunidades e inovação. Esses novos conceitos estão para isso, tire proveito deles.
Seja como a WV_Todoz, mude seu conceito, faça seu aplicativo e mostre do que a sua empresa pode ser capaz de transformar o mundo!